Sem categoria

10 ideias de Valor para a próxima Geração | GVCAST Flávio Augusto

Olá!

Acabo de escutar um dos melhores episódios do GV Cast (Geração de Valor – canal no podcast) sobre Educação e Valores. Como sei que muitas(os) de vocês são pais, achei muito relevante expor aqui as 10 ideias de Valor na educação dos filhos (a próxima geração que coordenará a nova Era).

Flávio Augusto, criador do movimento Geração de Valor e do GV Cast, conta um pouco através de sua percepção de pai e de suas experiências como desenvolver seus filhos da melhor forma possível, potencializando suas habilidades e preparando-os para os desafios da atual e futura realidade. Vale a pena dar uma lida:

  1. Questionar (por que?): é imprescindível aguçar o paladar da criançada quando a onda os porquês começam a acontecer. A curiosidade é uma característica maravilhosa e saudável tanto para as crianças como para os adultos, pois é a curiosidade que alimenta o conhecimento e consequentemente torna eles um indivíduo mais sábio e bem sucedido. Questionar é fundamental quando se trata de padrões. É muito importante estimular o cérebro a pensar de maneira diferente, fazer diferente e parar de seguir a “boiada”. Quando se começa a questionar os padrões, você começa a enxergar as coisas “burocráticas e repetitivas” por um outro ângulo, o que te trará resultados e respostas diferentes. Ex.: Por que as escolas são todas padronizadas, estilo chão de fábrica, quando a nossa realidade é diferente e exige coisas diferentes? Por que não existir escolas democráticas, onde alunos são tão importantes quando o professor, onde cada aluno tem a liberdade de escolher as matérias, onde todos sentam em roda ao invés de fileiras (assim como subordinados a figura do professor) e onde elas possam simplesmente liberar a sua imaginação e criar dentro da escola? Instigue seu filho a ser questionador e curioso! Instigue seu filho a ser diferente!
  2. Não botar medo: evite ficar de mimimi com seu filho quando ele cair, por exemplo. É importante os pais estarem sempre atentos nas ações do seu filho, mas sem botar medo nele. O medo não só gera inúmeros problemas como também bloqueia a capacidade de criatividade e imaginação do seu filho. Tenha cuidado.
  3. Falar línguas: a fase onde mais se absorve informações é na infância. Esta é a melhor hora em colocá-lo em aulas de inglês, espanhol e etc. A assimilação e memorização das crianças é muito superior ao dos adultos. São inúmeros os benefícios em aprender um segundo, terceiro ou quarto idioma, a começar pela acessibilidade que a criança terá com relação às informações do mundo, à cultura e principalmente, com relação às oportunidades que surgirão na vida dele.
  4. Falar em público: este é um ótimo exercício para potencializar a habilidade de argumentação / oratória do seu filho. Não limite esta habilidade somente dentro da escola, pois muitas vezes os professores não os estimulam de forma correta e nem com a frequência correta. Uma dica que Flávio comenta é fazer uma espécie de TED Talk somente com a família (o que ele chama de TED Family Talk), onde cada um escolhe um tema para apresentar diante toda a família. Outra dica que ele dá é quando o filho quer ganhar algo, por exemplo, um videogame. Neste caso, o filho deve preparar uma apresentação e expor o porquê ele deve ganhar um videogame e persuadi-lo com suas argumentações. Os aprendizados através de brincadeiras como esta envolve a habilidade de modulação da voz, linguagem corporal, linguagem verbal e entre outras.
  5. Ter compaixão e empatia: ensinar o seu filho desde cedo a desenvolver a habilidade de ter empatia e ter compaixão com as pessoas que o cercam, é fundamental para contribuir com a ética, princípios, valores e personalidade dele. Saber respeitar os outros e se colocar no lugar no outro é a lição numero um neste processo de desenvolvimento. Uma boa dica é instigá-lo a participar de trabalhos voluntários, mas lembre-se que tudo isso só será possível a partir do momento em que você for o EXEMPLO para tais atitudes.
  6. Ensinar o valor do dinheiro: a criança não tem a noção de como é desafiador ganhar dinheiro e manter o conforto da família, bem como pagar as contas. É muito importante deixar isso bem claro a elas desde cedo. Uma dica super válida é criar um desafio e estimulá-los a atingir o objetivo proposto para que enfim ele possa receber a recompensa. Seja criativo! As crianças adoram isso!
  7. Esporte: quando seu filho participa de jogos e pratica esportes, isso influencia muito positivamente não só na habilidade de trabalhar em equipe, como também na obtenção de foco, concentração e disciplina. Apostar em um esporte em que ele ou ela tenha paixão é um investimento fundamental para o desenvolvimento dele(a) além de mantê-los ocupados durante o dia fazendo o que dá prazer.
  8. Escola: todos sabem que a escola infelizmente ainda adota a estrutura e método originado após a revolução industrial, uma abordagem antiquada e inconsistente para formar pessoas capazes a superar os desafios e suprir as exigências diante da nova era em que vivemos e compartilhamos. É de extrema importância ter em mente que educação começa em casa e não na escola. Escola é só uma complementação da educação dada pelos pais. É também de extrema importância que os pais estejam atentos ao quê os professores estão ensinando aos seus filhos. Muitas vezes o que os professores, por terem uma uma visão “limitada e padronizada”, acabam criando expectativas desnecessárias nas crianças que não correspondem mais ao momento em que vivemos ou acabam desmotivando sonhos das crianças.
  9. Assumir erros e fracassos: estimular seu filho a ser proativo desde cedo, isto é, ser inteiramente responsável pelos seus atos e saber de alguma forma responder por eles, é um ótimo exercício para que ele assuma seus erros e fracassos. Ele só terá sucesso na vida a partir do momento em que se conscientizar de seus fracassos e erros, pois é a partir daí que ele saberá se responsabilizar pelos seus atos e aprendizados para enfim atingir os seus objetivos com mais sabedoria. Lembre-se sempre que não existe sucesso sem fracasso. Em outras palavras, você nunca conseguirá chegar no topo da montanha sem aprender a escalar. Falha = Aprendizado. Faça-o enxergar sempre por este ângulo.
  10. Mercado: todos os itens apresentados neste post certamente irão fazer do seu filho uma pessoa não só extraordinária como também mais bem preparada para os desafios e para as oportunidades do mercado. Com todos esses aprendizados ele fará com que as oportunidades se “escancarem” a sua frente ao invés de ir em busca delas. Uma dica bem interessante é investir desde cedo em educação financeira para seu filho, o que contribui para o progresso financeiro e a ter consciência de que não existe “ganhar dinheiro”, mas sim “conquistar dinheiro” e “fazer dinheiro”. Outra dica super interessante é ler biografias de grandes sábios que fizeram história, para que eles possam crescer e se inspirar cada vez mais nessas personalidades.

Para saber mais detalhes deste episódio, acesse o link do GV Cast na íntegra:
http://geracaodevalor.com/gvcast/podcast/12-ideias-de-valor-para-a-proxima-geracao-20

Para conhecer o nosso canal de podcast, acesse: https://soundcloud.com/bianca-ros-rio
P.S: estamos de corações abertos para receber dicas de nome para este novo canal 

Você que gostou deste post e gostaria de compartilhar alguma ideia conosco, comente aqui! Ficaremos felizes com o seu comentário =)

Comentários